Tratamentos para Perda Óssea Dentária Mandibular

img-perda-ossea-dental-cartum

Principais causas de perda óssea dentária e tratamentos para resolver o problema

A perda óssea ao redor dos dentes e nos maxilares é muito mais comum do que você pensa e pode ocorrer após a perda de dentes ou como resultado de “doença periodontal” ou “doença da gengiva”. Esta doença é onde as bactérias da placa dentária fazem com que o osso que suporta os dentes seja gradualmente “corroído”, ou melhor, reabsorvido pelo seu próprio organismo.

Mas a perda óssea nas gengivas pode afetar pessoas de todas as idades, mesmo aquelas que tiveram dentes perfeitamente saudáveis. No entanto, é mais comum à medida que se envelhece.

Outra causa comum para perda óssea dental é a extração de um ou mais dentes, não substituídos por próteses ou implantes dentários.

A velocidade do tratamento é primordial

Os dentes naturais que estão embutidos no maxilar ajudam a estimular o crescimento ósseo através da mastigação e mordedura. Quando os dentes perdidos não são tratados, o ossos deixam de receber este estímulo, fazendo com que o osso se reabsorva.

Sem um “dente substituto”, 25% do osso é perdido no primeiro ano da extração de um dente e continuará a se deteriorar com o tempo, provocando aquele desagradável efeito de boca murcha.

Como prevenir a perda óssea dental?

A prevenção é sempre o melhor negócio! Bons cuidados dentários caseiros e higiene bucal, escovação dental adequada, limpeza interdental diária com fio dental e/ou escovas interdentais, uma dieta e estilo de vida saudáveis, deixar ou evitar o fumo e o álcool excessivo são todos bons hábitos que manterão seus dentes e gengivas saudáveis.

Não existe tratamento caseiro para reverter a degeneração óssea depois após a instalação do problema. Portanto previna-se.

A maioria das pessoas não sabe realmente como escovar seus dentes corretamente, então é sempre uma ótima ideia ter seu dentista, higienista dentário ou outro profissional de saúde bucal mostrando-lhe a melhor maneira de cuidar de seus dentes e gengivas.

Perda Óssea é reversível?

Se a causa for doença gengival, a perda óssea pode ser freada e alguns pontos podem ser revertidos com técnicas avançadas de regeneração óssea e o tratamento periodontal adequado. Além da doença gengival, tumores, cistos ou questões hormonais podem causar ou acentuar a perda. Então fique atento, faça as consultas preventivas a cada 6 meses e mantenha sua saúde praticando exercícios e tendo uma boa alimentação.

Em casos de perda óssea ocasionada pela ausência de alguns dentes, a perda óssea pode ser revertida através de enxertos e produtos odontológicos que estimulam o crescimento ósseo, preparando o local para o recebimento de um implante.

Existem várias causas da perda óssea ao redor dos dentes, e um exame minucioso deve ser feito. Em todos os casos quanto antes for realizado o tratamento, maiores as chances de sucesso.

Novamente, por isso é importante contar com um acompanhamento frequente de um dentista de sua confiança ou procurar com urgência um dentista, caso perceba qualquer tipo de variação, entortamento ou amolecimento dos dentes.

Ainda tem dúvidas? Entre em contato com Odontologia Ciotti!