Mau cheiro em implante dentário – O que fazer?

Implante causa mau halito

Mau cheiro em Implante Dentário é comum? O Implante causa mau hálito?

Não, não é comum. E se após a colocação de um implante dentário você passou a sentir que sua boca está com mau cheio ou mau gosto mesmo escovando os dentes com frequência, saiba que certamente existe um problema.

Veja a seguir o que fazer e como eliminar o mau cheiro em implante dentário de uma vez por todas!

Causas de mal cheiro no implante dentário

Primeiramente, é importante saber que o mau cheiro bucal, em qualquer situação, indica problemas que devem ser resolvidos, tendo um implante ou não na sua boca. Ou seja, mau hálito nunca é normal.

A dica número 1 é agendar uma consulta com o dentista o quanto antes – fale com a Equipe Ciotti e marque o seu horário.

No caso de pessoas que utilizam implantes dentais, próteses fixas ou removíveis, o mau cheiro pode estar associado à infecções, implante mal feito ou mal posicionado e, na maioria dos casos, à falta de higiene adequada no local do implante.

Como tirar mau cheiro de implantes dentários e próteses fixas?

O passo mais seguro é consultar o dentista para saber da situação dos seus implantes dentários e próteses. Às vezes, é preciso fazer ajustes na peça para torná-la mais efetiva. Aproveite a visita e tire as suas dúvidas quanto à higienização das peças implantadas. Há alguns cuidados especiais que podem eliminar o mau cheiro de implantes dentários.

Em segundo lugar, é importante melhorar a sua higiene diária, dando atenção especial para a limpeza da área de prótese ou implantes. Escovação dinâmica e diária, sempre após as refeições, uso de fio dental e enxaguante bucal são essenciais para evitar o mau cheiro de implantes dentários e próteses.

Ao contrário do que algumas pessoas pensam por se tratar de um “dente de mentira”, que em tesse não sofrerá com uma cárie, você DEVE SIM passar o fio dental no implante, inclusive entrando embaixo dele e em toda volta do parafuso DELICADAMENTE.

Por se tratar de um local de difícil acesso, é muito comum o acúmulo de resíduos alimentares e proliferação microrganismos, e o uso do fio dental na região é de extrema importância para o controle da placa bacteriana evitando infecções e doença peri-implantar.

Quando passo fio dental sai um cheiro ruim?

O implante dentário não deve causar mau cheiro. Ao passar o fio dental, em qualquer situação, você pode sentir um cheiro ruim por causa da remoção de resíduos com bactérias. Isso é resolvido com a higienização mais intensa e bem realizada em toda a boca e na região em questão com frequência.

Obviamente, os implantes dentais exigem maior atenção, uma vez que o que causa mau cheiro é a falta de higiene. Em lugares em que é difícil passar o fio dental, você pode optar pelo passa-fio ou fio dental especial para implantes, que possuem pontas rígidas uma parte esponjosa no centro para melhor limpeza, caso julgue necessário.

Fio dental especial para implantes Super Floss

A limpeza deve ser diária, após todas as refeições. Utilize uma escova macia e o modelo interdental para limpar espaços (são escovas especiais para limpar espaços entre as próteses). Passe o fio dental em todos os dentes com delicadeza. Não se esqueça de limpar a língua – se preferir, é indicado o uso de um raspador. Sempre enxague muito bem a boca.

Irrigador Bucal para auxílio na limpeza de Implantes Dentários

Uma alternativa muito boa para lhe auxiliar na realização da sua higiene bucal após a instalação de um implante são os irrigadores bucais tipo Waterpik e Oraljet, que realizam a limpeza dos dentes através de potentes jatos de água, atingindo também abaixo da linha da gengiva.

É uma solução um pouco mais cara, mas muito eficiente para prevenir o problema. Caso você tenha condições financeiras, é altamente recomendável o uso do aparelho.

Se o problema persistir depois de um tempo fazendo uma higienização mais aprimorada, consulte o dentista. A profilaxia realizada em consultório com regularidade é uma das melhores formas de se evitar problemas como halitose e outros.