Skip to content

O que é o Prognatismo Mandibular

img-prognatismo-cirurgia-ortognatica

Como tratar o Prognatismo Mandibular? Dá para corrigir com Aparelho?

 

Na maior parte das pessoas, os dentes superiores cobrem levemente os dentes inferiores. Em alguns casos, porém, ocorre o contrário. É o que chamamos de Prognatismo Mandibular que é uma condição em que a parte inferior da boca cresce muito em relação à maxila, localizadas na arcada superior.


Com isso, a mandíbula e os dentes inferiores ficam projetados à frente dos superiores. Assim, as pessoas acometidas pelo prognatismo apresentam a mordida cruzada e o perfil facial côncavo, dando a impressão de queixo proeminente.

Esta assimetria facial, além de provocar prejuízos estéticos, causam perdas funcionais importantes ao paciente.  

Não se sinta mal! O prognatismo mandibular é mais comum do que parece! Conhecido como “maxilar de Hasburgo”, esta condição facial  acometeu praticamente toda a dinastia de reis e rainhas da Áustria e Espanha nos séculos passados. Mas você mesmo deve conhecer muitos famosos que tinham prognatismo e com o tratamento correto, corrigiram e hoje levam uma vida absolutamente normal. Como por exemplo: Tom Cruise, Jane Fonda, Ingrid Guimarães.

 

Tipos de Prognatismo Mandibular

Existem alguns tipos de  prognatismo mandibular:

  • Protruída: Maxila bem posicionada e a mandíbula para frente
  • Retruída: Maxila bem posicionada e a mandíbula para trás
  • Maxila retruída com mandíbula protruída

O tratamento mais comum é o aparelho ortodôntico, para alinhar os dentes e em alguns casos é indicado cirurgia (mais abaixo abordaremos o melhor tratamento). 

 

Mordida Cruzada é o mesmo que Prognatismo?

Não é! Quem tem mordida cruzada pode não ter prognatismo, mas todo mundo que tem prognatismo tem mordida cruzada.

O prognatismo é uma anormalidade no crescimento do osso da mandíbula, que projeta o queixo para frente, fazendo que os dentes inferiores sobreponham os superiores. Pacientes com prognatismo apresentam mordida cruzada e um perfil facial côncavo.

Porém existem casos onde a mordida cruzada é causada apenas pelo desalinhamento dos dentes, gerando o mesmo efeito, sem crescimento anormal do queixo. A avaliação do ortodontista vai ajudá-lo a descobrir qual o seu caso.

 

Causas:

O prognatismo mandibular pode ter inúmeras causas, e estar atento à elas é fundamental para intervir e corrigir no tempo certo, de modo que o paciente não sofra com os sintomas e as consequências físicas e psicológicas de uma intervenção tardia. 

  • A primeira causa que podemos destacar é a hereditariedade. Pessoas com casos na família possuem maiores chances de desenvolver o prognatismo.
  • A utilização prolongada de bicos (chupetas e mamadeiras), e hábito de chupar o dedo também são fatores desencadeantes, uma vez que altera a interposição lingual e provoca o desenvolvimento incorreto dos arcos dentários. 
  • Gigantismo e acromegalia, pela produção desequilibrada do hormônio de crescimento
  • Pessoas que possuem síndrome do nevo basocelular ou síndrome de crouzon.
  • Em alguns casos o bruxismo, o estresse e a tensão muscular podem ser causas para o desenvolvimento do prognatismo mandibular também. 

Normalmente, as pessoas com prognatismo mandibular costumam sentir muitos incômodos, tais como:

  • Dor e zumbido nos ouvidos
  • Enxaquecas e dores de cabeça constantes
  • Pressão no fundo dos olhos
  • Dificuldade de mastigação 
  • Maxilar Travado e deslocamento de mandíbula
  • Inchaço na face
  • Pressão nos dentes e nos músculos

 

Como evitar o Prognatismo Mandibular?

O prognatismo pode ser evitado e até mesmo prevenido, porém o papel da família é fundamental no processo. Mesmo em casos hereditários é possível conseguir excelentes resultados em pouco tempo se tratados corretamente e com antecedência.

Ao longo infância os pais devem estar atentos à saúde bucal de seus filhos, levando-os regularmente ao dentista. O acompanhamento periódico permite que o profissional verifique o crescimento, o desenvolvimento e possíveis desalinhamentos na mandíbula.

A amamentação natural também é muito indicada como preventivo, pois o movimento de sucção faz com que a mandíbula fique bem posicionada. 

A alimentação também possui importante papel na prevenção. Oferecer alimentos de diferentes texturas, duros, secos, fibrosos faz com que a boca realize os movimentos mastigatórios corretos e diversificados, de modo que a mandíbula e a arcada dentária se desenvolvam corretamente, e quem sabe até evitar a cirurgia. 

 

Tratamentos para Prognatismo

O prognatismo mandibular afeta o paciente de diversas formas. Por isso, é muito importante tranquilizá-lo que existem tratamentos muito eficazes para que ele recupere sua saúde bucal e sua auto estima. 

Quando o paciente consegue fazer um diagnóstico precoce, antes do surto de crescimento puberal, é feito um tratamento preventivo através de aparelhos ortodônticos. É o que chamamos de tratamento interceptativo. 

Após o período puberal, o tratamento passa a ter o foco corretivo.

O tratamento corretivo passa por fases distintas:

  1. Correção ortodôntica: tem a função de posicionar corretamente os dentes nos maxilares.  
  2. Correção dos arcos dentários: consiste no nivelamento, alinhamento e correção da giroversão dentária. Os dentes são posicionados corretamente sobre o osso basal e sua inclinação é corrigida. 

Todo este processo é realizado com a utilização de aparelhos convencionais ou invisíveis, dispositivos ortodônticos (expansores, contentores, tracionadores). Estes últimos são menos utilizados, pois causam maior desconforto e são mais visíveis. 

Após o tratamento ortodôntico, de acordo com a indicação – quando todos os tratamentos já foram esgotados ou quando o caso é mais grave e complexo – a Cirurgia Ortognática é realizada são utilizadas em último caso.

A Cirurgia Ortognática é bastante invasiva, com um pós operatório bastante delicado, pois para corrigir o posicionamento dos ossos e da mandíbula o osso é cortado e reposicionado no local correto.

Após a cirurgia pode ser necessário mais um breve período de utilização de aparelho ortodôntico, com o intuito fazer um ajuste fino do sorriso a nova face do paciente.

Apesar do esforço, quem se submente ao tratamento e a cirurgia não se arrepende, após se beneficiar dos resultados finais, recuperando o equilíbrio da facial, a função da mastigação, melhorando a respiração, articulação e a autoestima. 

 

É possível tratar Prognatismo com Invisalign?

A boa notícia é que a tecnologia sopra a favor neste caso! 

Atualmente os alinhadores invisíveis Invisalign têm sido muito utilizados no tratamento e correção do prognatismo. A maior parte dos casos não cirúrgicos obtém excelentes resultados com o tratamento. Casos mais complexos podem combinar os alinhadores invisíveis à cirurgia corretora. 

Além de um tratamento fácil, previsível, bem planejado, tem a vantagem de ser discreto.

Agora que você já sabe quais como é realizado um tratamento para casos de Prognatismo, procure um ortodontista de sua confiança ou agende agora mesmo uma consulta com a Ciotti Odontologia!

 

 

 

 

Compartilhe

Artigos Relacionados

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *