Skip to content

Reconstrução e Expansão Óssea: inovações na implantodontia

Reconstrução e Expansão Óssea: uma técnica inovadora na implantodontia

Novidades na Implantodontia: conheça as técnicas de Reconstrução e Expansão Óssea

O volume e a densidade óssea sempre foram um problema para a colocação de Implantes na odontologia, frustrando muitas pessoas que queriam se livrar da prótese móvel e recuperar seu sorriso junto com funcionalidade dos seus dentes.

Felizmente a implantodontia evoluiu significativamente nos últimos anos, possibilitando que estas pessoas ganhem muito em qualidade de vida e voltem a sorrir.

Com a introdução de técnicas e materiais inovadores, permitindo tratamentos mais precisos e menos traumáticos. A reconstrução e expansão óssea se destaca como uma opção eficaz em casos complexos.

No passado, as técnicas cirúrgicas eram invasivas, exigindo a remoção de osso autógeno e resultando em maior morbidade e tempo de recuperação. Novos materiais e técnicas, como calota craniana e enxertos de banco de ossos, tornaram as cirurgias menos traumáticas.

 

Evolução

A técnica de reconstrução e expansão óssea utiliza biomateriais e membranas, proporcionando recuperação mais rápida e menos dolorosa, além de reduzir o uso de osso autógeno. Isso diminui a morbidade e o tempo de recuperação, beneficiando especialmente pacientes idosos.

Os biomateriais e membranas empregados vem sendo desenvolvidos especificamente para cirurgias bucais e possuem excelente estabilidade, aderência ao osso e biocompatibilidade, garantindo eficácia e segurança no tratamento.

Estas inovações foram revolucionárias tanto para a Implantodontia quanto para a Periodontia, e o paciente ganhou uma gama enorme de soluções que permitiram tratamentos que há bem pouco tempo seriam impossíveis ou arriscados demais para ser levado adiante.

 

Quais são as diferenças entre Expansão Óssea, Regeneração Óssea e Enxerto Ósseo na odontologia?

A expansão óssea, regeneração óssea e enxerto ósseo são técnicas odontológicas distintas empregadas para aumentar a quantidade de osso disponível para a colocação de implantes dentários.

  1. Expansão óssea: Procedimento cirúrgico que utiliza dispositivos mecânicos para expandir o osso existente. Indicado quando o osso disponível é insuficiente para suportar implantes.
  2. Regeneração óssea: Cria novo osso por meio de cirurgias, utilizando enxertos ósseos com biomateriais (autógeno, bovino ou sintético) ou técnicas de crescimento ósseo guiado. Indicada em casos de grande perda óssea ou quando a expansão óssea não é viável.
  3. Enxerto ósseo: Aumenta a quantidade de osso disponível usando osso de outra região do corpo, bovino ou sintético. Indicado em casos de grande perda óssea.

Em suma, a expansão óssea amplia o osso existente, a regeneração óssea cria novo osso e o enxerto ósseo aumenta a quantidade de osso com material de outras fontes. A técnica escolhida depende da condição específica do paciente e da avaliação do cirurgião dentista.

 

Tentei colocar implante e não pude… Devo procurar novamente um implantodontista?

Sim, devido aos avanços na tecnologia e nas técnicas odontológicas, uma pessoa que recebeu um diagnóstico de impossibilidade de realizar um implante dentário no passado, devido à falta de osso, pode receber um novo diagnóstico nos dias de hoje. As técnicas modernas de expansão óssea, regeneração óssea e enxerto ósseo permitem tratar casos mais complexos e desafiadores, aumentando a quantidade de osso disponível para a colocação de implantes dentários.

De 10 anos para cá novas técnicas e materiais foram desenvolvidos para aumentar a quantidade de osso disponível para a colocação de implantes. Essas técnicas incluem a regeneração óssea guiada, a expansão óssea e o enxerto ósseo, que podem ser utilizadas para aumentar o volume de osso disponível. Além disso, é importante mencionar que o tratamento de perda óssea tem evoluído bastante nos últimos anos e existem novas opções disponíveis para o paciente.

É importante que a pessoa consulte um cirurgião dentista experiente em implantodontia para uma reavaliação da situação e para discutir as opções de tratamento disponíveis atualmente. O profissional poderá determinar se as novas técnicas e materiais podem ser aplicados ao caso específico do paciente, aumentando assim a possibilidade de sucesso na colocação de implantes dentários.

Deseja fazer uma consulta para verificar se este é o seu caso? Entre em contato agora mesmo com Ciotti Odontologia!

Compartilhe

Artigos Relacionados

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *