Skip to content

Por que procurar um Periodontista?

O que faz um periodontista

O que faz o Periodontista e quando procurar o especialista para cuidar de seus dentes?

Quando você vai ao dentista, eles costumam perguntar se você notou que suas gengivas estão sangrando, certo? Além disso, o profissional examina esse tecido por meio de análise visual e tátil para detectar possíveis alterações, certo? Todo esse cuidado mostra a importância da periodontia para garantir o equilíbrio da saúde bucal. 

Não devemos esquecer que as doenças da boca não afetam apenas os dentes: elas podem se manifestar em todas as estruturas e tecidos da cavidade oral. Quem cuida disso é o Periodontista, dentista graduado e especializado em Periodontia, que é uma especialidade odontológica muito importante, pois cuida dos tecidos que sustentam os dentes. 

Você sabia que o acesso a essa especialidade vai além da parte clínica? Depois, há a abordagem estética. Explicamos tudo sobre periodontia neste artigo.

 

O que é Periodontia? 

A Periodontia é um ramo da odontologia que se dedica ao estudo, prevenção e tratamento de problemas que afetam os tecidos periodontais que sustentam e fixam os dentes. O especialista neste campo é o periodontista. 

Alguns problemas tratados pela periodontia são: 

  • Gengivite (inflamação que atinge o tecido gengival); 
  • Periodontite (inflamação grave que atinge o tecido ósseo da mandíbula e maxilar); 
  • Abscessos; 
  • Infecções
  • Amolecimento de dentes;
  • Retração gengival;
  • Perda de tecido ósseo.

Portanto, todas as doenças e problemas que afetam as gengivas, cemento radicular, ligamento periodontal, osso alveolar e outros tecidos que envolvem e sustentam os dentes são tratados pelo periodontista.

Agende uma consulta com um especialista em Periodontia agora mesmo! Clique aqui.

 

Periodontologia Clínica e Médica 

Esta área foca-se na prevenção e tratamento de doenças das gengivas e outros tecidos periodontais. Os procedimentos são terapêuticos e visam principalmente o equilíbrio da saúde bucal. 

A área clínica cuida das doenças gengivais, atuamos diretamente na boca do paciente. Falamos muito da área médica, como a medicina periodontal, e a ligação com doenças sistêmicas que agravam o problema periodontal, como diabetes. 

Isso acontece porque o acúmulo de açúcar no sangue prejudica a microcirculação do periodonto. Como resultado, a gengiva é mais suscetível ao ataque de bactérias e reage exageradamente à sua presença, levando a condições inflamatórias. 

Além da diabetes, existem outras doenças sistêmicas associadas a problemas periodontais, como a aterosclerose e problemas cardíacos. Não devemos esquecer que as mulheres grávidas são mais propensas a problemas periodontais devido às flutuações hormonais.

Portanto, a periodontia médica oferece cuidados especiais a esses pacientes com patologias particulares. O acompanhamento é feito de forma rigorosa, com medidas adaptadas às necessidades de cada organismo e muitas vezes em colaboração com especialistas da área médica. 

Pessoas com qualquer uma dessas condições precisam monitorar sua saúde bucal e gengival ainda mais de perto.

 

Veja também: Periodontia e Saúde Sistêmica do Paciente

 

Periodontia Estética 

A Periodontia Estética, por sua vez, visa promover a simetria entre os tecidos do periodonto, os dentes e a face da pessoa em geral. Procedimentos e tratamentos são realizados para harmonizar o todo. 

Isso acontece, por exemplo, com pessoas que têm sorriso gengival. Nesse caso, muitas vezes há crescimento excessivo das gengivas e o periodontista realiza procedimentos de redução para favorecer o aumento da coroa e tornar os dentes mais visíveis. 

De qualquer forma, os tratamentos com objetivos estéticos também promovem a saúde bucal. Por exemplo, remover o excesso de tecido gengival facilita a escovação dos dentes, minimizando o acúmulo de resíduos e, consequentemente, prevenindo inflamações.

Sem esquecer que a periodontia estética ajuda muito a manter a autoestima dos pacientes por causa da harmonia que a promove para o quadro. Isso gera satisfação com a própria aparência e mais autoconfiança no paciente.

 

Carreira

Esta é uma excelente opção para uma carreira profissional de sucesso, pois o periodontista pode atuar na área clínica, médica ou estética. Tomando este último caso como exemplo, a periodontia surge como uma das especialidades da odontologia estética, que oferece oportunidades crescentes no Brasil. 

Só entre 2015 e 2018, esse ramo cresceu 300% no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Odontologia e Estética. A explicação pode estar no fato de que, segundo pesquisa da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), 65,7% dos entrevistados acreditam que cuidar da aparência não é um luxo, mas uma necessidade.

Outro fator importante é o envelhecimento médio da população brasileira. Muito em breve, com o aumento do número de idosos no país, os cuidados necessários para esta faixa etária se intensificarão e a busca pelo especialista será cada vez maior, pois os problemas periodontais tendem a atingir pessoas de idade mais avançada, embora não exclusivamente.

 

Procure um especialista!

Para prevenir esses problemas a higiene bucal correta é esssencial, escovando bem os dentes após as refeições, com atenção especial ao fio dental, garantindo a boa saúde dos seus dentes e da gengiva.

Agora que você já sabe quais são os sinais das principais doenças tratadas pela Periodontia e quem é o profissional correto para cuidar com atenção especial destes problemas, poderá ficar mais atento em relação ao assunto.

Qualquer dúvida não hesite em entrar em contato conosco e agendar sua consulta! 

Compartilhe

Artigos Relacionados

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *