Skip to content

Cigarro eletrônico faz mal aos dentes?

Cigarro Eletrônico e problemas bucais

Conheça as consequências do cigarro eletrônico para sua saúde bucal

Todos conhecemos os danos que o hábito de fumar pode causar a médio e longo prazo, para a nossa saúde física e oral. Existem vários sintomas que se desenvolverão ao longo do tempo até levarem a um problema mais sério que pode exigir tratamento e cuidados médicos mais sérios.

Mas e o Vape? Cigarro eletrônico à vapor que ganhou força e está em alta demanda hoje, apontado como uma alternativa para muitos fumantes de cigarros tradicionais. 

Portanto, a questão de saber se o cigarro eletrônico afeta os dentes ainda tem respostas variadas.

Estudos sobre os efeitos na nossa saúde ainda estão surgindo lentamente. Alguns deles comentam que os efeitos não são tão graves, outros apontam a mesma ou até maior preocupação sobre os efeitos que o vaping pode ter nos dentes e na boca em geral.

Como os cigarros eletrônicos são prejudiciais à saúde bucal? 

Para muitos, os cigarros eletrônicos não são prejudiciais à saúde pois não existe a queima do tabaco. No entanto, suas partículas ultrafinas também contêm produtos tóxicos que fazem mal à saúde bucal. Por fim, possuem altos teores de nicotina e metais pesados ​​em sua fórmula, que são prejudiciais ao organismo. 

Confira os malefícios do cigarro eletrônico para a saúde bucal: 

Retração gengival 

A retração gengival pode ser causada por vários fatores diferentes. Para surpresa de alguns pacientes, o uso de cigarro eletrônico é um deles. O tabaco e a nicotina reduzem o fluxo sanguíneo, o que afeta o fornecimento de nutrientes às gengivas de que necessitam para se manterem saudáveis, levando a danos nos tecidos e subsequente recessão gengival. Se não for tratada, a condição pode expor as raízes dos dentes, aumentando o risco de sensibilidade e até cárie dentária.

Sensibilidade 

Por atingir o fluxo sanguíneo o uso deste tipo de cigarro também aumenta a sensibilidade dos dentes e a possibilidade de cárie.

Bruxismo 

A nicotina, seja em cigarros eletrônicos ou cigarros normais, age como estimulante o que pode levar ao bruxismo, que é o ranger de dentes noturno. Isso desgasta o esmalte dos dentes, o que aumenta as dores de cabeça e a dor na mandíbula.

Escurecimento de Gengivas e Dentes 

Entre os muitos problemas bucais que podem ser causados ​​pela nicotina, um dos mais desconfortáveis ​​para os pacientes é o escurecimento dos dentes e gengivas. Ao se acumular nas superfícies dos dentes, a substância adere ao esmalte dos dentes e causa pigmentação escura que é difícil de remover com a escovação. 

Além disso, a nicotina também é capaz de estimular a produção de melanina, que é a grande responsável pelo aparecimento de manchas escuras nas gengivas dos fumantes. 

Doença Periodontal

Não é novidade que a principal causa da doença periodontal é o acúmulo de placa bacteriana nas superfícies dos dentes. O que poucos sabem é que os fumantes correm maior risco de desenvolver esses problemas, embora qualquer pessoa que não pratique a higiene bucal adequada possa desenvolver a condição.

Isso ocorre porque os cigarros eletrônicos podem perturbar substâncias na cavidade oral e causar inchaço e inflamação nas gengivas. Se não for tratada, a periodontite pode levar à perda do dente e outras complicações. Portanto, é importante estar ciente disso e evitar que a situação chegue a esse ponto. 

Neste caso é importante que você consulte um dentista especialista em periodontia.

Um sintoma comum e a Xerostomia (Boca Seca)

Outra doença bucal que o cigarro eletrônico pode causar é a xerostomia – popularmente conhecida como boca seca. Isso ocorre porque a nicotina pode reduzir a produção de saliva, que por sua vez é responsável por manter a higiene bucal natural e o equilíbrio bacteriano na cavidade oral. Quando essa proteção é reduzida, o risco de cárie dentária aumenta e o revestimento da boca fica mais sensível, levando a feridas na boca, língua rachada, dificuldade para mastigar e mau hálito.

Inflamação na boca

 Os produtos químicos que entram na boca causam inflamação nas gengivas e na garganta, levando a vermelhidão, dor e inchaço na área. 

Um ponto a ser observado é que o início desses sintomas geralmente ocorre após anos de uso do cigarro, e não precocemente. Por causa disso, muitas pessoas acreditam que estão fazendo um bom negócio, colocando sua saúde em jogo, substituindo os cigarros tradicionais por cigarros eletrônicos. 

mulher fumando cigarro eletronico
Vape, o Cigarro Eletrônico pode ser o responsável por diversos problemas bucais

Para quem usa o cigarro eletrônico para minimizar os efeitos negativos do cigarro tradicional, fica uma dica: a melhor alternativa é parar de fumar. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento gratuito para a doença. 

Ainda, dependendo do órgão, o paciente pode optar por duas formas de parar de fumar: 

– Cessação imediata

– Gradualmente, aumentando o adiamento do momento em que você começa a fumar o primeiro cigarro.

O CIGARRO ELETRÔNICO É PROIBIDO NO BRASIL 

A febre do cigarro eletrônico no Brasil agora pode ser medida em números. Durante a pandemia, o consumo de cigarros aumentou em 34%, preocupando especialistas e autoridades de saúde. 

Desde 2009, a Anvisa proíbe a venda, importação e promoção de vapes, porém, adquirir esse tipo de produto nunca foi tão fácil. Atualmente, a agência está preparando legislação sobre o assunto.

A diferença entre cigarros eletrônicos e cigarros comuns

 De muitas maneiras, os cigarros eletrônicos podem se assemelhar aos cigarros tradicionais. No entanto, eles podem vir na forma de charutos, cachimbos ou pequenos pacotes. 

No entanto, a forma como este tipo de cigarro funciona é o que mais o diferencia dos tradicionais. Ao invés da queima, o extrato é vaporizado por ultrassom, liberando as substâncias para inalação, podendo receber aromas e outros produtos químicos, como álcool e nicotina.

Um fator importante a ser analisado pelo usuário é que a nicotina no Vape é mais concentrada, tornando-o mais viciante que o cigarro tradicional.

Saúde para sua boca!

Cuide da sua saúde bucal frequentemente, e caso perceba algum dos sintomas relacionados ao fumo ou ao cigarro eletrônico, procure um dentista imediatamente e faça o possível para livrar-se do vício. Entre em contato com a Odontologia Ciotti!

Compartilhe

Artigos Relacionados

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *